quarta-feira, maio 24, 2023

JORGE GOMES MIRANDA

 


A ÚLTIMA PEDRA

Jorge Gomes Miranda

Assírio & Alvim, Setembro de 2022

184 páginas

 

Não é de todo novidade na escrita de Jorge Gomes Miranda a utilização de máscaras, isto é, a escrita de poemas numa voz que não é exactamente a sua, naquilo que se tornou um traço distintivo da sua poética. Recordo-me vivamente do belíssimo livro “O Acidente”, editado também pela Assírio & Alvim (e traduzido em Espanha), no qual através de uma sequência de poemas cujo fio condutor desenhava uma narrativa eram os objectos (“No poetry but in things”) que em monólogos dramáticos, falavam nos poemas.

 

Também em “A última pedra” existem caracteristicamente vozes, uma multiplicidade de vozes, masculinas e femininas, novos e velhos, a falar desde o poema. A questão que se coloca ao leitor é a de saber se se tratam de vozes imaginadas (velhos e crianças que nascem da imaginação do autor) ou vozes de pessoas que têm ou tiveram uma existência real e com as quais o autor contactou e às quais pediu emprestada a vida: velhos e crianças que surgem da experiência.

 

Este processo nunca é simples porque é quase sempre híbrido. Imaginação e experiência concorrem simultaneamente para o momento da escrita e se em “O que nos Protege” ou “Requiem”, anteriores obras, o “trabalho de desvio, máscara, personagem, voz alheia ao autor quase não está presente”, em “A última pedra”, apesar de tudo, o jogo é misto.

Os lugares que os poemas evocam são reconhecíveis: o cemitério, casas de repouso, habitações, o espaço da família e do lar onde filhos, pais, mães, crianças, vidas tristes (“Sem anjos da guarda ou ansiolíticos”) são trazidas pela mão da memória (“Aqui poderíamos recordar / tranquilamente as brasas / do passado”), em rituais fúnebres, despedidas, momentos de dor que acompanham a perda (“Certos dias abrem feridas, / são nenhum bálsamo, / flores secas ao redor de / uma campa, / no cemitério do coração.”). É um livro extensamente dedicado aos mortos de Jorge Gomes Miranda. Os seus mortos. Com poemas caracteristicamente curtos (de género lírico e por vezes narrativo, a maior parte das vezes monólogos interiores), quase sempre tecidos na fronteira fina entre poesia e prosa. Uma escrita crua, austera, ética, exacta, de adjectivo preciso, emoldurada pelo espaço branco do silêncio que rodeia a mancha gráfica do poema, centrada no imo da página; poemas breves – a lembrar curtas-metragens – com uma total ausência de pirotecnia verbal; poemas sentidos sem qualquer réstia de sentimentalismo.

 

Num certo sentido, esta é também uma poesia de objectos (cf. “Infância da poesia”) e há poesia nesses objectos que ocorrem na vida das personagens onde a idade é sinónimo de solidão, desamparo, afastamento, tristeza, amargura, lamento, dor que elegia nenhuma poderá apaziguar (“contemplando tanta aceitação, grito”) mas também disponibilidade, compreensão, ensinamento, consolação, memória, afabilidade (“Mãos que passaram de avó / para mãe, e de mãe para filha.”), personagens estas demasiado bem caracterizadas para serem completos desconhecidos – personagens que percebe-se, cruzaram-se directa ou indirectamente com o autor.

 

A poesia é assim “retrato da dor, / preparação para a morte.”; não esconde o seu direito ao sofrimento, a autorização da dor em momentos essenciais ao futuro. Aqui se diz: “Escrevo, recordo nomes / de amigos, lugares / tão preciosos como fotografias”. A poesia tece-se na relação indizível entre as personagens e o poeta, na vulnerabilidade que tantas vezes se cala mas que aqui se expõe, em descrições de fragilidade que curiosamente são a sua força, a “euforia de um verso claro”, revelando-se “agora na labareda / que a proximidade / da morte alimenta.”

 

Lado a lado com os velhos, há as crianças, símbolo da descoberta, da alegria necessária para transpor a perda, para os que têm de continuar “o absurdo quotidiano”. É justamente o equilíbrio entre o dito e o contido, a característica maior da poesia de Jorge Gomes Miranda, a finíssima linha onde se urdem os seus poemas. Onde não se permitirá a mágoa.


 

Sem comentários: